Fortaleza é a capital do Estado do Ceará e está localizada em sua porção norte. A cidade teve sua origem na colonização do Ceará pelos europeus (portugueses e holandeses) durante o século XVII. Elevado à categoria de vila em 13 de abril de 1726, o território foi crescendo à margem esquerda do rio Pajeú. A partir da segunda metade do século XX intensificou-se o seu processo de expansão urbana e, consequentemente, de aumento populacional. Hoje ocupa o posto de grande centro urbano cearense e uma das principais metrópoles do Brasil.
Conforme dados mais recentes do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fortaleza possui 2.428.708 habitantes, com uma área de 312,353 km². É a capital brasileira mais próxima da Europa, com uma posição geográfica estratégica — com média de 5.500 km de distância da Europa (Lisboa), da América do Norte (Miami) e da África (Luanda).
Em 2019, Fortaleza recebeu o título de Cidade Criativa do Design, integrando a Rede Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No turismo, destaca-se entre os destinos mais buscados por visitantes de todas as regiões brasileiras, com 34 km de praias. São cartões postais a Avenida Beira-Mar, as praias de Iracema, do Mucuripe, da Barra do Ceará, Caça de Pesca, do Futuro e da Sabiaguaba. Além disso, possui diversos pontos turísticos histórico-culturais como o Theatro José de Alencar, o Mercado Central, a Feira de Artesanato da Av. Beira-Mar, as praças dos Mártires (Passeio Público) e do Ferreira, a Estátua da Iracema Guardiã, a Casa José de Alencar, o Teatro São José, o Cineteatro São Luiz, os mercados dos Peixes e dos Pinhões, o Jardim Japonês, dentre outros.
A administração executiva de Fortaleza está dividida em 12 Secretarias Regionais, que abrigam 121 bairros. Historicamente, as localidades eram vilas isoladas ou municípios que foram incorporados em decorrência da expansão dos limites da capital cearense. Cada bairro possui suas peculiaridades e suas especificidades, definidas à medida que foram sendo ocupados.